
-
Arquitetos: Urbanitree
- Área: 1600 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. African Flow: Uma arquitetura que educa para a África emergente - Um jardim de infância em Camarões reimagina os espaços educacionais ao se basear nos princípios da arquitetura ancestral africana. Sua abordagem educacional promove uma conexão emocional entre as crianças e os espaços que moldam suas atividades diárias de maneira fluida e intuitiva. Os arquitetos Vicente Guallart e Daniel Ibáñez projetaram um edifício de baixa tecnologia, trabalhando com artesãos e recursos locais, utilizando madeira e terra batida como resposta às pressões de desenvolvimento acelerado.



O projeto do jardim de infância surge do desejo de desenvolver novos métodos educacionais na África. Esta instalação escolar, iniciada pelas Filhas Missionárias da Sagrada Família de Nazaré e localizada em Soa, perto de Yaoundé, a capital de Camarões, é organizada como um sistema contínuo de ecossistemas: montanha, savana, vila e floresta, que conectam as crianças com suas origens e cultura. Na escola, as crianças se deslocam ao longo do dia através de uma transição fluida entre diferentes espaços, onde desenvolvem habilidades em contextos variados e interagem com seus colegas e a comunidade escolar em múltiplas escalas de relacionamento.




A escola é construída em torno de um pátio central, onde os espaços internos, organizados em quatro ecossistemas, estão conectados por um corredor. Cada ecossistema possui componentes que as crianças podem reconhecer e que ajudam a organizar suas atividades escolares diárias: *Montanha: Um lugar de inspiração e criação, com uma gruta a qual permite que as crianças se isolem em momentos de introspecção. *Vila: Um espaço de troca e interação social, incluindo uma capela projetada como um ambiente abstrato onde a luz e as paredes perfuradas incentivam o silêncio e a reflexão comunitária. *Savana: Uma grande área linear que facilita a reunião das crianças em um formato educacional que lembra uma "fogueira", permitindo que elas brinquem no chão e em assentos nos degraus. *Floresta: Um espaço de transição entre interior e exterior, com uma árvore construída semelhante a uma estrutura de Lego que pode ser habitada, situada ao lado de uma pequena floresta natural.

Ao longo do dia, as crianças participam de atividades que respondem aos espaços em que estão alojadas. Essas atividades incluem a assembleia geral, onde se reúnem com os professores; estimulação através de informações; exercícios utilizando barras e escadas; reflexão em um espaço que inspira espiritualidade; hora do recreio no pátio central; exploração em pequenos grupos; experimentação no laboratório de materiais; e sessões de música utilizando instrumentos locais. O design da escola é influenciado por sistemas de construção simples e padrões geométricos primitivos que surgem naturalmente da aplicação dos materiais escolhidos. Além disso, a topografia original do local possibilitou a construção de um segundo nível, que inicialmente funcionará como a residência da comunidade responsável pelo jardim de infância.


Uma Abordagem Inovadora para a Construção Utilizando Materiais Locais - Construir em um país africano um projeto desenvolvido por uma equipe europeia pode ser considerado um processo de aprendizado mútuo. O objetivo era descobrir como um projeto modesto poderia simultaneamente inspirar a comunidade local, transmitir novas técnicas de construção e ressoar em uma escala global. Na contemporânea economia global, o termo "progresso" frequentemente se refere à implementação de processos, sistemas e materiais industrializados que visam padronizar resultados. Neste caso, o objetivo era não apenas projetar e construir uma edificação, mas também reinventar o processo de construção em Camarões. Isso envolveu o uso de materiais locais de baixa emissão de carbono, o estabelecimento de acordos com fornecedores para comercializar seus produtos localmente, a capacitação de trabalhadores e a educação de professores para apresentar o projeto como parte de uma pedagogia social que reforça o empoderamento coletivo.




Para construir o African Flow, foi realizada uma investigação abrangente para engajar fabricantes locais que normalmente exportam seus produtos para a Europa ou China. Subsequentemente, a estrutura foi construída a partir de azobé, uma madeira de alta densidade obtida localmente, que se distingue por sua resistência a cupins. A construção foi realizada por trabalhadores locais que não tinham experiência anterior com madeira, promovendo assim um processo de aprendizado coletivo que pode ser replicado em projetos futuros e promover a construção de baixa emissão no contexto da urbanização rápida. As paredes são feitas de tijolos de terra batida (não cozidos) que empregam vários padrões, permitindo que a luz entre no interior. Consequentemente, há uma continuidade entre a terra avermelhada local e o volume que repousa sobre ela. Um fornecedor local de tijolos de terra foi selecionado, utilizando tecnologia de fabricação muito básica. No interior, madeiras locais como iroko, sapele, doussie e movingui são utilizadas. Internacionalmente, elas são classificadas como madeiras tropicais e geralmente são caras; no entanto, são frequentemente empregadas como materiais de construção em Camarões.



A torre de água do complexo, que normalmente é construída de concreto, foi reimaginada como uma estrutura espacial de madeira que é coberta com uma superfície fotovoltaica. Isso garante o fornecimento ininterrupto de eletricidade e água em um ambiente caracterizado por frequentes quedas de energia. O resultado é um espaço facilmente identificável pela comunidade, construído utilizando arquitetura ancestral que foi adaptada ao ambiente. O projeto incorpora materiais e cultura locais, e emprega padrões geométricos e sistemas de construção que são notavelmente simples. Nos anos seguintes, o complexo se expandirá para oferecer um ciclo educacional completo, abrangendo desde o jardim de infância até o ensino médio.





























































